domingo, 19 de dezembro de 2010

 Diga sim para aquilo que você crê!                                   
 Feche os olhos para o que não quer ver!
 Se for um sonho, entregue-se
 Pesadelo, ignore-o
 Não tem asas?
 Voe mesmo sim !
 E o medo?
 Existe para os fracos
 E ouço:Todos temos medos
 Resposta: Eu sei,  eu sei
 Por isso, todos temos uma fraqueza!
 E a felicidade , onde fica?
 Num coração que pulsa,
 Nos seus batimentos cardíacos.
 Alegria,
 Faça alguém sorrir!
 E o estudo?
 Isso não acaba.
 Então, cada vez mais teremos uma melhor educação?
 Ir a escola não significa estudar!





                                  Pense Nisso       

domingo, 12 de dezembro de 2010

Carlos - Um trabalhador




       O nome dele é Carlos. Tem 35 anos e é morador de um lugar bem distante.

     Todo dia ele acorda às 5h e chega em casa tarde! Não tem quase tempo de curtir a família. Pois trabalha tanto que ao chegar em casa encontra-se  em cacos. Cansado, a vontade é de tomar um belo banho, comer e descansar porque mais trabalho lhe espera no próximo dia.

     Ele lhe dá com vários tipos de pessoas. De todas as idades, sexos, religiões...

     Antes ele tinha um parceiro , ajudando-o no trabalho, cada um com sua parte - e além de cada um realizar sua tarefa, eram bons e grandes amigos - e isso ajudava-os a dispersar a mente. Mas sem perder a atenção do que estava fazendo, afinal ele lhe dava com vidas. Mas com o passar do tempo as coisas foram mudando, "evoluindo" e restou a Carlos fazer o trabalho dos dois. Ele virou 2 em 1. E por isso deu uma subidinha no seu salário, não muito ! Ele já foi chamado de tudo que é nome. Precisa de muita paciência. E é paciente! Até um certo ponto, é claro. Ele assume que ja perdeu a cabeça, que gritou , ficou realmente estressado, deixou muita gente esperando, deixou muita gente para trás. Ele diz :
         - Nunca tá bom, poxa eu também tô cansado, ninguém percebe isso?! Ficam me criticando, não é fácil ! 

     Ele é motorista. Há um tantão de anos. E queria apenas uma coisa:
         - Ah, eu queria ser realmente reconhecido pelas pessoas como um profissional digno e
me dessem pelo menos um pouco de respeito! Nem que seja por um bom dia, um boa tarde , um obrigada!
Já faria meu dia bem mais feliz !

domingo, 21 de novembro de 2010

Eu e Você



O vento trás de volta um aroma agradável.

Um sentido começa a revirar meus pensamentos.

Levando-me até um certo alguém.

Trazendo um sorriso de canto de boca.

Uma felicidade sem fim. Bem dentro de mim.

A cor: vibrante, radiante que faz tão bem ao ver.

Um sentido que bem eu sei dizer.

Uma música que meus ouvidos sonhavam a tanto tempo escutar.

Eu não vou voltar atrás. Essa felicidade eu quero para mim.

Eu não troco, nem vendo.

Tem que ser assim, EU e VOCÊ, numa alegria sem fim!
 

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Falso Amor

Sempre te amei. Como é difícil fingir que hoje não sinto mais nada por ti.
E eu que pensava que seu amor era meu. SÓ meu. Quando na verdade, nem meu era.
Deixei-me enganar pelo teu sorriso que me fazia mergulhar num mar de ondas claras.
Num céu com nuvens em formatos de corações. Era você. Apenas você, a razão do meu sorriso estar sempre escancarado. Hoje , esse meu amor anda vagando por esses becos sombrios. E eu que pensava que você me amava. E eu que pensava que você era meu.
Meu coração eu te entreguei, com toda a minha força. Com toda a minha alma. Nos teus braços havia encontrado a felicidade. Era você, apenas você, a pessoa que eu achava ser meu príncipe encantado. Mesmo que eu tivesse plena convicção de que os príncipes pertencessem apenas a contos de fadas. Mas você era meu príncipe encantado. Que mesmo com defeitos, de certa forma imperfeito, era você , perfeito ao mesmo tempo. Sempre te amei. E eu que achava que duraria para sempre. Mesmo que esse sempre não fosse infinito! Deixei-me enganar por suas belas palavras. Pela sua doce voz. Pelo seu cantar, pelo seu ser. Deixei-me enganar por um alguém inexistente. Sei que fui ingênua. Agora, encontro-me  no meio de cacos. Afinal, faço parte deles. Queria estar junto a ti. Talvez amanhã eu te veja, não ? Ainda sonho com isso. Eu sei... parece ridículo! Mas o que posso fazer se  EU AMO VOCÊ ?!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Meus pés descalços

Com meus pés descalços, piso nessa areia fria. Aprecio por um instante. Aprecio o exato momento em que começam a entrelaçar meu dedos. Meus frios dedos. Isso não seria possível se existisse apenas um grão de areia. A união, fez com que esse mundaréu de grãos invadissem meu espaço. Meu espaço? Enfim...Aos poucos, cobrindo os meus pés. Descalços. E acabo em pensamentos, que em outros momentos , eu não seria capaz de enxergar. Percebo que as coisas grandiosas, que os grandes nomes, a maioria deles talvez, começam assim. Como um grão de areia. Que cresce a partir do momento que se encoraja. Que vence a partir do momento que sabe o que quer. Percebo que não é por ser pequeno, que com uma pisada  seja tão frágil, a ponto de se redistribuir em mil pedaços. Não quebra ! É pequeno. Sozinho, imperceptível. Parece tão fraco , não é verdade? Mas não, é forte!
Tão forte quanto este frio que agora sinto em todo meu corpo. Menos, nos meus pés. Estão cobertos, aquecidos. Claro que não se compara a um calor de uma lareira, ou até melhor,um amor de mãe. Mas o frio é tanto, que juntos, os grãos, aquecem meus pés. Olha, eles nem sabiam que eu existia! Continuando, tão forte quanto este vento. Ou melhor, este vendaval. Tão forte como esse mar bravio. Resumindo, surpreendente! E volto ao meu mundo real e percebo que não importa o quão pequeno seja. A força, o caráter, a determinação vem de dentro. Você pode  mostrar coisas grandiosas, descobertas que até você próprio se surpreenderia. Montando o seu quebra-cabeça da vida,  redescobrindo-se a cada  segundo, você se torna a sua maior conquista. A grande vitória.
Não importa, o quão pequeno você seja, mas sim, o quão grande conhecimento você tem. Sobre si, e outros relatos da vida! Bem, e assim eu encerro. Redescobrindo-me a cada momento, com meus pés descalços!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Abraça-me

Abraça-me. Com um toque suave. Com um toque generoso, do qual sei bem eu, que não mereço. Deixo, as vezes, dúvido .

Creio, mas tentam me fazer não crer . Abraça-me, não posso viver sem TI. Ou melhor, sem TI , não há vida ! Tudo aqui é momentâneo, tansitório. Tudo, tudo é passageiro. Os prazeres?Ah, são momentâneos também ! Os seus , eternos . 


Abraça-me, sempre. Abraça-me, com seus braços de amor. Abraça-me, com seu amor PAI. Nesta tarde, abraça-me . Sou sua criança. Quero aprender bem mais. Ensina-me. Pegue-me no colo, e me mostre o seu melhor! 

Ensina-me, a te amar pelo que és, e não pelo que tens. Abraça-me com os teus braços de amor.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Eu Sou



Tão intenso, tão profundo, tão mágico, tão tudo.
Sou aquela brisa da maré. Sou como você quer.
Sou o silêncio, sou o escuro. Sou o ar puro.
Sou doce como o mel, afável como o fel.
Sou o limoeiro da praça, quebrando o galho na estrada.
Sou o beijo doce dos contos. Sou o que você não vê, sou o prazer.
Sou a união, sou a alegria. Sou o coração esculpido, sou decidido.
Sou a esperança, sou a paz. Sou o amor, eu sou capaz.
Sou o bem, sou o mal. Sou o fundo do quintal.
Sou da lua, sou da flor. Sou o simples canto do Arpoador.
Sou a melodia sem fim, sou feita de marfim.
Possuo o sol, possuo a cor. Eu sou o sabor.
Sou o céu, sou o mar. Sou o que se pode achar.
Sou a flauta, sou o som. Eu sou uma linda canção de ninar.

sábado, 3 de abril de 2010

A Graça da vida



Porque o labirinto da vida consiste
em cada peça do quebra-cabeça.
Em cada desvendar de um enigma.
Porque a graça da vida está em algo
que não se toca. Mas sente! É vencer
o invencível. É quebrar o inquebrável.
É lutar contra o impossível.
É acertar aquele ângulo indescritível.
É sorrir quando tudo dá errado.
É nunca perder a fé.
A graça da vida é ser FELIZ!.

O Sonho


Pensamentos nos levam a viajar. O sonho nos leva a sonhar.
Forças são criadas dentro de nós com apenas um objetivo.
De alcançá-los: Os sonhos. Eles nos motivam. Enfrentamos barreiras. Batalhas. Mas para nos realizarmos. Financeiramente. Emocionalmente. Da maneira que possamos nos sentir bem.
Os sonhos foram criados para serem realizados.Se ainda o seu sonho não foi realizado é porque a sua conquista ainda não chegou.
Dê o seu melhor.Sempre haverá algo tentando te impedir de alcançar seus sonhos. Mas lembre-se: se é um sonho, nenhuma barreira lhe impossibilitará de conseguir o que quer. As barreiras existem para serem ultrapassadas. E nunca, jamais. De maneira alguma desista do que lhe pertence. SEU SONHO.

domingo, 28 de março de 2010

Num cantinho escuro


Desta vez,sentada na janela, ouço o som da sua voz. Procuro-te pelos cantos desta casa assombrada com a intenção de te encontrar. Mas parece que não está. A noite cai e ainda permaneço na mesma. Sozinha no mundo. O sono vem, pelo menos agora não te ouço, não te vejo. Mas ao acordar, volta o pesadelo. Por que se foi? Por que me deixou tão só nesta casa úmida, sem aconchego, neste cantinho escuro? E você, logo você! Que sempre dizia me amar. O que aconteceu com todo esse amor? Simplesmente morreu? Não, não morre assim! Estou incapacitada de decifrar o mar agitado. Estou incapacitada de entender o vazio que me assombra. Cadê você? Você era o único que sabia que eu tinha medo do escuro. E dizia que não deveria temer, porque você iria me proteger. Por que? Cadê você? Até o desespero me ignora. Ele diz que já é demais. Mas não é proposital, eu juro! Estou aqui, só. Vou permanecer aqui, só, neste cantinho escuro a espera de que algum dia você volte a me aconchegar num mundo em que agora parece estar de cabeça para baixo. Girando em sentido contrário!

Bom Dia

Tento dormir, mas nada do sono vir. Conto carneirinhos , mas parece que eles não
querem pular a cerca. Conto um tanto de números finitos que parecem não ter fim.
Desenho. Pinto a unha, escovo o cabelo e nada. Penso no meu dia de ontem e no
próximo. O que fiz e farei de legal. Olho para o teto , paquero-o por um bom tempo e nada.
Levanto, bebo água. Como uma besteirinha e nada. Levanto novamente, vou respirar um
pouco de ar poluído e mais uma vez NADA. O que está acontecendo? Amanhã acordo cedo!
Volto para o quarto. Levanto mais uma vez, vou ao banheiro e deito. Quando finalmente pego no sono,
o telefone toca. Quem me liga esta hora?- eu digo. Era o despertador! Hora de acordar mocinha.
E recebo um Bom Dia! Arg.

sábado, 27 de março de 2010

Quem sou eu?

Quem sou eu? Essa é uma boa pergunta que se faça. Não vou ficar aqui dizendo que sou sincera.Chata. Metida. Legal. Que não gosto de mentiras, o que for. Sabe por que? Eu ainda estou em fase de descoberta. Hoje, ajo de uma forma. Hoje te trato bem. O amanhã já não respondo por mim. Mal sei dizer quem sou neste exato momento. E esta fase finitivamente transitória vai durar um bom tempo. Porque nunca vou saber de tudo. Sempre vou estar me reedificando, descobrindo-me a cada instante, montando com meros detalhes a minha própria história.Quando acho que finalmente entendi quem eu sou. Eu acabo agindo de forma oposta ao que eu achava que era. Descubro que não sou ninguém. Afinal, não sei quem sou. Comendo guloseimas . Assistindo TV. Aprendendo coisas novas. Quem sou eu? Sabe que não sei! Você sabe por mim? Acho que sim. Mania de ser humano dizer o que o outro é! Não é verdade?Eu sou assim. Enquanto eu aprendo você julga. Enquanto eu choro você zomba( mal sabe que meu choro é de alegria). Enquanto eu sou feliz. Já por você, não respondo mais!

domingo, 21 de março de 2010

Aprendi

Aprendi que mais vale um pássaro na mão do que dois voando. Aprendi que lembrar não é parecer. E que parecer não é ser igual. Aprendi que viemos temperar o mundo. Somos o sal desta Terra. Aprendi que amar é muito mais do que dizer Eu Te Amo. Aprendi que devo ser mais paciente. Aprendi que se cair devo levantar. Aprendi que o mundo não para , para que eu caminhe. E que ele gira e um dia chegará a minha vez. Aprendi que existe violência e que o mundo está repleto de perigo. Aprendi que o ontem não é igual ao hoje. E que o futuro a Deus pertence. Aprendi que devemos ser sinceros. Verdadeiros. Fiéis. Aprendi que não devemos julgar. Porque podemos errar a qualquer instante. Aprendi que há dia de sol e dia de chuva. Aprendi que há tempo limpo e tempo nublado. Aprendi que existem diversas culturas em um mesmo país. E que o 30°C do Rio de Janeiro não é o mesmo 30°C de São Paulo. Aprendi que devemos estudar.E que nem todos que moram numa comunidade são favelados. Que não querem nada com a vida. Que mesmo não querendo nada com a vida de certa forma querem algo. Aprendi que devemos amar nossos pais. E que devemos saber perdoar. Aprendi que o cachorro é o melhor amigo do homem. Aprendi que beleza não é tudo. É só uma parcela! Aprendi que não vivemos sem água e que esta é a pior inimiga da Engenharia Civil. Aprendi que ler é bom. E que ouvir os outros também. Aprendi que somos uma nova geração. Aprendi que este sol que bate hoje em minha janela alegra muitos cariocas. Muitos Brasileiros. Aprendi que nunca estamos satisfeitos. E que sempre encontraremos pessoas bizarras. Pessoas importantes e essenciais. Aprendi que não devemos trocar o certo pelo duvidoso. A menos que tenha certeza de que o duvidoso é o certo. Sim , aprendi isso tudo. Mas aprendi algo em especial-> Que tenho muito o que aprender!

Só quem ama

A amizade é como um aroma agradável
Promove o prazer, é afável
Sentimento fiel de afeição
Nela não se encontra ambição
Origina risos de alegria contagiante
É alicerçada em uma doçura tonteante
Seus gestos transbordam gentileza
É verdadeira e divide com outro a Tristeza
Pois é dona de um imensurável amor
E é capaz de extrair qualquer dor
Nela se encontra a confiança
Tal como a inocência em uma criança
Segredos nela depositados podem está
Pois fidelidade vertendo nela encontrará
Bondosa, paciente e ajudadora
Em reconciliações ela é doutora
Pois desentendimentos acontecem
Mas a paz e a fraternidade permanecem
Afinal, há amigo mais chegado que irmão
Pois irmandade é um laço entre ela e o coração
Para ela não importa a diferença ou a igualdade
Ela busca apenas transparência e sinceridade
Mas essa amizade, onde se pode encontrar?
Num referencial verdadeiro de ser humano que sabe amar.

Sylvia da Costa Nascimento - 20/03/2010.

terça-feira, 9 de março de 2010

Dance. Pule. Cante.

- Então dance.
- Então pule.
- Então cante.
- Viva esses segundos,
- Viva esses minutos
- De dança.
- Terá história para contar,
- De suas alegrias vividas
- Por um tempo.
- E que valeram a pena.
- Então,
- Continue dançando,
- Continue cantando,
- E continue pulando.
- Até as pernas
- Até os braços
- Até seu corpo
- Pedir socorro.
- Aí verá que
- chegou ao extremo
- E não terá
- Do que se arrepender.
- Olhará para trás e
- Dirá: valeu a pena.
- Continue pulando,
- Continue dançando,
- Continue cantando.
- Porque o seu limite
- Ainda não chegou.
- E terão muitas,
- Mas muitas danças
- Ainda por vir.
- Prepare-se
- Para a felicidade
- Bater novamente
- Em sua porta.
- Ou melhor,
- Em sua vida.

Seu reflexo

Personalidade. Tempo. Felicidade. Alegria.Fugiram de minhas mãos. De minhas próprias mãos. E eu que sempre achei que sabia de tudo e de todos. Não sabia de mim mesma. Eu que julguei. Chorei. Magoei. Menti. Sofri e fiz sofrer. Eu, que na verdade não existo mais. As suas qualidades estão em mim. Seus defeitos também. Eu enxergo com o seu olhar. Eu sorrio como você sorri. Não existo. Pois tudo que está em mim, não tenho domínio. Porque não pertencem a mim. Estão em mim. Mas não pertencem. Em mim só vejo você. A cada amanhecer. Entardecer. Anoitecer. Só vejo você. A mais pura imagem sua estilizada em traços meus. O que gera uma grande pintura chamada SEU REFLEXO.

segunda-feira, 8 de março de 2010

O sol

O sol apareceu. Mas nem vi. Logo chega a noite. Mas nem percebi. Quando dei por mim, já era dia. E mais uma vez não vi o sol. Desta vez ele não apareceu. Talvez ele tenha procurado outra pessoa para iluminar. Porque sequer um dia eu o agradeci. Por sempre caminhar comigo. Por clarear os meus dias.E bem que ele sempre dizia: Mais um lindo dia para te guiar. Mas eu não ouvia. Agora só ouço a chuva dizendo: Venho trazer estas lágrimas e um tempo frio. Pois tu, minha cara não agradeceste o que o sol fizeste por vc todos os dias. E vc se lembrá deste acontecimento. Porque essas lágrimas escorrem por todos os lados de sua vida. Por onde passar. Pisar. Olhar. Por onde vc for.

Obra - prima

Na tela, uma pintura chamou minha atenção. Era estranha a sensação. Via alguém que conhecia. Mas tudo que eu via, nada pertencia. São traços de pinturas conhecidas. Mas que todos os traços estão na mesma pintura. Com características múltiplas. É o meu reflexo naquela pintura. Preso a sua arte. O que torna essa obra-prima.

Acelerado

Sinto um bater em meu corpo. É o coração que está acelerado. Tudo culpa de pensamentos inadequados. Que saem do controle. Que quando vê. BUM. Já está participando deles. E as pernas tremem. Batem com tanta força, que são capazes de despedaçar o corpo inteiro. Mas caso isso aconteça, O coração pemanecerá lá. Acelerado.

O vento

O vento, tocando meu rosto.Suave. Maravilhoso. Fecho os olhos. Sinto o cabelo distante. O vento, tocando meu rosto. Delicado. Seu toque é inconfundível. Imcomparável. Meus pensamentos saem de mim. Tudo pelo toque do vento. Um simples toque suave.

Sol, mar - lugar

Traga de volta o sol.
Acalme o alvoroço do mar.
Coloque as estrelas em seu devido lugar!

Meio inacessível, o que é bem melhor!